Quem tem várias garrafas de vinho e não tem adega climatizada, sempre fica em dúvida sobre o melhor lugar da casa para guardá-las.
A escolha do melhor lugar passa, primeiro, pelo entendimento de que o vinho possui quatro inimigos: altas temperaturas, variação rápida da temperatura, trepidação e luz, pois estes aceleram o processo de degradação do vinho. Como a grande maioria dos vinhos são produzidos para serem bebidos jovens, tintos, por exemplo, no máximo em 5 anos, se ficarem expostos constantemente a tais inimigos, vão perder rapidamente as suas características. Assim, basta conseguir um local sem a presença desses nefastos efeitos.
Exatamente por isso, o pior lugar para guardar as garrafas é a cozinha, pois esta costuma ser o local mais quente da casa e o que sofre maior variação brusca da temperatura em razão do fogão, do forno e do motor da geladeira, que também aquece o ambiente. Mesmo que sua cozinha seja planejada e tenha aquele nicho para colocar garrafas, não coloque seu vinho neste lugar, pois, se deixar por muito tempo, meses, poderá ter uma triste surpresa.
Aí surge a tentação de guardar as garrafas na geladeira. Cuidado! Na geladeira você contorna o problema das altas temperaturas, mas pode estar diante de outro inimigo: a trepidação. Ao ligar e desligar e mesmo em funcionamento normal, o compressor da geladeira gera trepidação. Quanto mais antiga a geladeira, maior a trepidação. Todavia, se a ideia é deixar o vinho na geladeira para consumo rápido, em torno de dois, três meses, não tem problema. Mas eu não aconselho colocar na geladeira aquele vinho especial que será consumido depois de um ano ou mais tempo. De qualquer forma, não coloque a garrafa na porta, salvo se já estiver aberta, pois o movimento desta equivale à trepidação. Por outro lado, não há risco na utilização de adega climatizada com compressor, pois, geralmente, a maioria vem com um sistema anti trepidação, justamente para evitar este problema.
Já descartamos a cozinha como lugar para guardar vinho e surge a sala de estar como opção. Neste ambiente, é necessário considerar que a luz, seja natural, o sol, ou artificial, lâmpadas, também provoca a degradação do vinho. Por isso, a maioria das garrafas são escuras. Assim, evite deixar o seu vinho exposto em local que receba diretamente a luz solar em determinado período do dia. Pelo mesmo motivo, na hora de comprar em uma loja física, não pegue a garrafa da frente, mas escolha uma mais atrás, que está mais protegida da iluminação.
Se você tem em sua casa um armário de madeira que não recebe luz no seu interior, esta é uma boa opção para guardar suas garrafas. Caso você não tenha armário, não se preocupe! Com certeza tem guarda-roupas: guarde suas garrafas no guarda-roliupas, pois vão ficar protegidas da luz, do calor e da variação de temperatura. Caso seu guarda-roupas não tenha espaço, coloque suas garrafas diretamente no piso, preferencialmente no piso frio, de cerâmica, que é bem geladinho, e se for debaixo de algum móvel, melhor ainda, pois ficarão protegidas da luz.
Importante! Recomenda-se que garrafas vedadas com rolha de cortiça sejam guardadas na posição horizontal para umidificá-la e expandi-la e, assim, evitar que ela se desidrate, resseque e facilite a entrada de oxigênio, o que comprometeria o vinho.
Caso queira saber mais sobre este tema, abaixo você acessa o respectivo vídeo.
Qual a sua dúvida sobre vinhos? Envie um e-mail: [email protected]
Mín. 15° Máx. 28°