Santa Cruz do Rio Pardo se prepara para sediar o 1º Seminário Santa Cruz Alimenta (SAL) no próximo dia 18 de agosto. O evento, uma iniciativa inédita na cidade, reunirá grandes marcas nacionais nascidas no município, proporcionando uma plataforma única para a troca de ideias e experiências no setor alimentício.
Idealizadora e produtora do evento, a jornalista Flávia Manfrin compartilhou a inspiração por trás do Santa Cruz Alimenta em entrevista à página d. "Eu queria mostrar a todos o quanto o setor de alimentos de Santa Cruz é especial, o quanto é competente, humano e representativo no mercado de alimentos do país", disse Flávia. "São cerca de 20 grandes empresas exemplares, além de empreendimentos de pequeno e médio portes, também muito bem-sucedidos. É muita coisa para uma cidade cuja população gira em torno de 50 mil pessoas."
O seminário, que acontecerá das 8h às 12h30 no Recinto de Exposições José Rosso, faz parte da programação do 2º Festival Santa Gastronomia. A programação do evento inclui a apresentação de um documentário inédito sobre o setor alimentício local, intitulado "Santa Cruz Alimenta", produzido por Leo Spigariol, empresário e fundador da marca DeCabrón. O documentário, que será lançado logo após a aula-show de café da manhã com o chef Lorenzo Ravioli, vencedor do MasterChef Kids em 2015, é uma das principais atrações do evento.
"A parceria com grandes marcas como a DeCabrón é fundamental para o Santa Cruz Alimenta existir", afirmou Flávia. "Há muita coisa que o SAL pode fazer por esta cidade, e as ideias e demandas já estão surgindo. O apoio do Leo Spigariol, que topou ser meu parceiro nessa realização, foi fundamental para concretizarmos esse projeto", afirma a jornalista.
Além do documentário e da aula-show, o evento contará com um ciclo de palestras, onde serão abordados temas como gestão, qualidade, diversificação, diferenciação e inovação no setor alimentício. Entre os palestrantes estão nomes como Priscila Manfrim, diretora administrativa da Special Dog; Clélio Andrade Jr., gerente de controle de qualidade da São João Alimentos; Marinho Pegorer, gerente comercial da Guacira; Juninho Basseto, CEO da Hidroceres; e Leo Spigariol, que além de produtor do documentário, falará sobre inovação no setor. O jornalista e especialista em marketing Wagner Ribeiro também marcará presença, com uma palestra focada nos desafios da comunicação para o setor de alimentos.
Flávia Manfrin ressalta a importância da união entre as empresas locais e o setor público para o sucesso do evento. "A cidade sempre ganha quando o setor público abre as portas para as iniciativas da esfera privada e vice-versa. O apoio das principais marcas da cidade, incluindo aquelas que atuam no mesmo nicho de mercado, foi fundamental. Elas talvez nem soubessem, mas no fundo o setor aguardava um movimento em torno dele, e nada melhor do que fazer isso de forma coletiva", destacou.
O impacto do Santa Cruz Alimenta na economia local e no reconhecimento de Santa Cruz do Rio Pardo como um polo de produção de alimentos já está sendo sentido. "Desde o primeiro evento, em junho deste ano, quando ampliamos o lançamento do edital do Festival Santa Gastronomia, o impacto já foi perceptível. Colocar grandes empresas diante de pequenos produtores e profissionais da gastronomia foi algo muito bem recebido por todos os envolvidos", afirmou Flávia.
A programação do seminário inclui ainda uma roda de conversas com todos os presentes, seguida de sorteio de brindes e uma sessão de fotos com os palestrantes. O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas por meio de um formulário online, que pode ser acessado pelo link.
Após o seminário, as empresas patrocinadoras estarão com estandes para atendimento ao público na área externa do Recinto José Rosso, onde acontecerá o 2º Festival Santa Gastronomia. “Aproveitem o 1º Seminário Santa Cruz Alimenta. Vai ser um momento imperdível de reflexão, de conhecermos melhor nossas empresas, que empregam tanta gente e contratam tantos serviços, de estarmos juntos e, ainda, tomarmos um belo café da manhã. Eu não perderia por nada”, afirmou Flávia.
Mín. 15° Máx. 28°