Você já ouviu falar do poder da Google e de que ela é uma das empresas mais valiosas no mundo, não? Existe um fator principal que a torna essa potência: a missão do Google é organizar as informações virtuais disponibilizadas ao redor do mundo e deixá-las acessíveis e úteis, de maneira a otimizar da experiência do usuário.
E para garantir a qualidade dos resultados, já que existe muita informação falsa no mundo digital, ao invés de apenas ensinar o usuário a aprender fugir delas, a empresa buscou fazer pesquisas de comportamento, tendências e usar tecnologias para forçar quem quisesse aparecer com seu conteúdo, criando meios de avaliar e garantir a qualidade.
A Meta, outra valiosa e grande empresa mundial também utiliza de informações sobre comportamento, escolhas e tendências de buscas de seus clientes, ofertando-lhes sempre coisas dentro do seu perfil para garantir o relacionamento.
E sua empresa? Quanta informação tem dos seus clientes para definir o perfil deles e poder se relacionar de forma mais acerta com os mesmos, oferecendo a melhor experiência na sua loja dentro do que eles esperam?
Você sabe dizer a idade média dos seus clientes, onde moram, o que mais compram, o que compraram da última vez, valor médio que gastam, renda média, se compram somente itens para si ou decidem comprar para outros da família também? Se buscam mais por marcas confiáveis, mais por preço, mais por qualidade, buscam apenas a empresa em épocas de promoção? Quais épocas do ano eles compram de você?
Seus clientes já ficaram insatisfeitos com algo? Você sabe o que valorizam no seu atendimento ou estabelecimento? Tem clientes que a muito tempo não volta? Por quê? (Já ouviu a resposta deles e não baseada em suas suposições). Sabe a cor que preferem, estilo, tamanhos, cheiros, gostos, etc etc etc?
Temos a mais poderosa arma nas mãos, mas muitos nunca a utilizam e ficam se lamentando que as vendas estão fracas... Como aumentar as vendas se você não sabe como direcioná-las para os clientes que tem.
Se você depende sempre de atrair clientes porque não consegue criar uma rotina para que tenha uma carteira de vendas de pessoas que sempre voltam de forma regular na sua empresa, você não tem evoluído com o mercado e corre grande risco de logo logo estar fora dele.
Crie um banco de dados, qualifique as informações importantes, transforme-as em indicadores para avaliar ações de vendas, certamente terá com isso diferenciais para estar à frente de qualquer concorrente mantendo seus clientes sempre fiéis e as vendas constantes.
*A opnião dos nossos colunistas não refletem, necessariamente, a opnião do jornal página d.
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