Diga-me com quem tu andas…
O ex-prefeito Otacílio (PL) fala muito em fidelidade nos seus discursos. Porém, na prática, a coisa parece que não é bem assim. Pelo menos em relação ao seu primo e aliado de primeira hora, o deputado estadual Ricardo Madalena (PL). Otacílio divulgou nas redes vídeos com a também deputada estadual Dani Alonso (PL) durante agendas em Santa Cruz. A verdade é que não pegou bem. Além de parentes e parceiros políticos, foi Madalena quem abriu as portas do PL para que Otacilio se desvinculasse da imagem de “candidato de esquerda”.
Clima tenso em E.S. do Turvo
O PSD, do prefeito Afonso Neto, apresentou duas Ações de Impugnação de Candidatura contra João Adirson Pacheco (MDB), ex-prefeito e candidato à prefeitura de Espírito Santo do Turvo, e sua vice, Ellen de Oliveira Rossetto Silva (PP). Contra Pacheco, a ação alega que devido à rejeição de suas contas de 2012 pela Câmara Municipal, por supostos atos dolosos de improbidade administrativa, ele estaria inelegível. Já em relação a Ellen, que foi secretária de Saúde de Afonso, o argumento é de que ela não atende às condições legais para a candidatura, pois sua filiação ocorreu fora do prazo exigido pela legislação eleitoral. A chapa da oposição vai enfrentar os candidatos apoiados por Afonso, Gilbertinho (PSD) para prefeito, com Paulinho da Farmácia (PL) de vice.
ProBem 1
Ao cobrar esclarecimentos da prefeitura sobre o Programa de Bem Estar Animal, esta coluna citou um caso ocorrido em governos anteriores, no qual um veterinário foi denunciado por supostas irregularidades no uso de enforca-gatos em procedimentos de castração. Ao longo da semana, tivemos acesso a documentos (não através da prefeitura) que mostram que a denúncia foi arquivada por falta de provas, tanto no procedimento administrativo como também em outro processo no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
ProBem 2
Outra denúncia, esta de que uma veterinária teria mantido um animal morto congelado sem o conhecimento do tutor, também teve desdobramentos nos últimos dias. A coluna apurou que o episódio aconteceu, porém, não foi referente a um atendimento pelo ProBem, mas sim de um cliente particular do profissional.
ProBem 3
Parece que a grande questão sobre o ProBem, de fato, é a falta de controle das despesas, que extrapolaram (e muito) a projeção feita no começo do projeto. O trabalho de campo tem se mostrado eficiente, salvando a vida de centenas de animais. Porém, financeiramente, o programa é uma torneira que não fecha. Falta também um veterinário que auxilie a equipe da linha de frente na hora de avaliar as fichas com os procedimentos lançados pelas clínicas. Alguém com conhecimento técnico. Perguntar não ofende: onde estão os vetergina inários concursados do município?
Reconhecimento
No dia 20 de agosto, o jurista santa-cruzense e colunista do página d, Luiz Antônio Sampaio Gouveia, tomará posse na Academia Paulista de Letras Jurídicas. Ele ocupará a cadeira de n° 33, tendo como patrono Cortez Menezes. Nossos parabéns pela merecida honraria!
Mín. 14° Máx. 29°