Terça, 17 de Setembro de 2024
15°C 28°C
Santa Cruz do Rio Pardo, SP
Publicidade

Fotógrafo Pedro Figueira é selecionado em premiação nacional

Fotografia vencedora fará parte de exposição fixa em centro cultural na capital paulista

29/08/2024 às 01h30
Por: Diego Singolani
Compartilhe:
Profissão de fotógrafo começou como um hobby | Foto: Arquivo Pessoal
Profissão de fotógrafo começou como um hobby | Foto: Arquivo Pessoal

O fotógrafo Pedro Henrique Camarinha Figueira (40), morador de Santa Cruz do Rio Pardo, ganhou destaque ao ser selecionado recentemente em um concurso nacional de fotografia. Promovida pelo “Centro Cultural O Jardim”, localizado no bairro da Mooca, em São Paulo, a competição selecionou 10 trabalhos de várias partes do país que irão compor uma exposição permanente que será lançada junto com a inauguração do espaço. Com um olhar apurado e paixão pelo registro de momentos, Pedro começou sua jornada na fotografia como um hobby, que rapidamente se transformou em uma carreira.

Desde cedo, Pedro demonstrou um grande interesse pela fotografia, inicialmente focando na natureza, com suas flores e insetos. Com uma câmera Sony W35 em mãos, ele passou a capturar a beleza das praças e jardins da cidade, além de fotografar paisagens durante suas viagens. "Na época da faculdade, enquanto meus colegas estavam nas festas, eu preferia fotografar", relembra Pedro.

Seu primeiro curso formal de fotografia foi realizado em 2009, no estúdio Tri Amici em Sorocaba, seguido por uma série de cursos técnicos em instituições como Senai, Senac e Sesc. Pedro passou a investir em equipamentos profissionais, como a câmera D90 e, posteriormente, a D800 da Nikon, aprimorando suas habilidades ao longo dos anos.

Entre 2010 e 2015, Pedro ampliou seu portfólio ao se credenciar em uma agência de Ribeirão Preto, a Fotopress, cobrindo diversos campeonatos esportivos de futebol, UFC e Fórmula 1. "Tive a oportunidade de estar entre os quatro fotógrafos com acesso total aos eventos da Fórmula 1", destaca.

Sua carreira também incluiu a cobertura de grandes shows e eventos como o Rock Rio Pardo, os 10 Anos da TV Tem em Bauru, e diversos rodeios em Bernardino de Campos, Ipaussu e Presidente Prudente. Um dos momentos mais marcantes para Pedro foi a cobertura da Jornada Mundial da Juventude, onde teve a oportunidade de fotografar o Papa no Rio de Janeiro.

Apesar de sua vasta experiência, Pedro não costumava participar de concursos fotográficos. No entanto, ao perceber seu potencial, decidiu se inscrever no concurso "Cartão Postal Brasil", promovido pelo Centro Cultural O Jardim, da Mooca. Cada participante recebeu três cartões postais gratuitamente, e a tarefa era incorporá-los em suas fotografias.

Pedro submeteu três fotos, e a selecionada foi uma captura do portal de Santa Cruz do Rio Pardo, com um dos cartões postais em primeiro plano. "A foto que enviei representa muito bem Santa Cruz do Rio Pardo. É uma honra ter minha fotografia exibida permanentemente na galeria do Centro Cultural", comenta orgulhoso.

O concurso, de nível nacional, contou com participantes de diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Recife, Minas Gerais, Goiás, São Paulo capital e interior. A fotografia de Pedro, intitulada "O Portal", agora faz parte de uma exposição permanente.

A foto tirada por Pedro ficará em exposição permanente na capital | Foto: Pedro Figueira

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários