O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de São Pedro do Turvo lançou a exposição "Pontos de Coragem" na terça-feira (20) que permaneceu aberta até dia 30 de agosto. A mostra, fruto do trabalho coletivo de 35 mulheres atendidas pelo CRAS, apresenta bordados contemporâneos que refletem suas vivências e fortalecem a sororidade.
O projeto é liderado por Mirella Araújo, Secretária Municipal de Assistência Social com 21 anos de experiência, juntamente com a equipe do CRAS composta por Nilcilei Vieira, coordenadora; Vanessa Almeida e Sheila Melo, assistentes sociais; e as psicólogas Rita Oliveira e Ana Paula Bermejo Garcia. Mirela enfatiza que a missão do CRAS é fortalecer a proteção das famílias e prevenir a violência, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
A exposição "Pontos de Coragem" vai além da arte, servindo como um espaço de reflexão sobre a violência doméstica. As participantes utilizaram bordados para expressar suas experiências, escolhendo imagens, frases e músicas que promovem o apoio mútuo. Vanessa Almeida destaca que o projeto valorizou as habilidades das mulheres, incentivando a autonomia e o protagonismo coletivo.
Além da exposição, o CRAS realiza intervenções no território e colabora com a rede municipal, incluindo diálogos com a Delegada Cristiane Braga, que participou do lançamento da exposição, sobre o atendimento a vítimas de violência. Francine Antico, técnica da Proteção Especial, conduz semanalmente o grupo "Essa Sou Eu", oferecendo apoio contínuo às mulheres vítimas de violência.
Mirela Araújo reforça o compromisso do CRAS em construir políticas públicas específicas para o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e ampliar o alcance do projeto para fortalecer ainda mais as mulheres acompanhadas. "A arte é um instrumento potente de transformação social e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", afirma Rita Oliveira.
A exposição "Pontos de Coragem" convida o público a refletir e agir coletivamente contra a violência, utilizando a arte como meio de conscientização e empoderamento feminino. As visitações guiadas e dinâmicas oferecidas durante o período da exposição ampliam o conhecimento sobre o tema, promovendo um ambiente de apoio e transformação.
Mín. 15° Máx. 28°