Na sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo, realizada na segunda-feira (2), foi lido o pedido formal para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis irregularidades no Programa de Bem-Estar Animal (ProBem). A CPI visa apurar a falta de transparência na prestação de contas e um suposto excesso de gastos no programa, que tem como objetivo oferecer atendimento veterinário a animais de famílias de baixa renda.
A composição da CPI deverá incluir os vereadores Juninho Souza, Cristiano Tavares e Fernando Bitencourt, todos do União Brasil. Segundo informações, o partido União Brasil, que detém quatro cadeiras na Câmara, terá direito a indicar dois membros, pela regra de proporcionalidade. No entanto, já é dado com certo que União Brasil ocupará todas as vagas, pois os partidos da base do governo não pretendem participar da investigação.
O pedido para a criação da CPI foi impulsionado por denúncias relacionadas ao uso dos recursos do ProBem, que já teria ultrapassado o orçamento previsto para o ano. Segundo a administração municipal, o programa é voltado para animais de famílias carentes, mas há suspeitas de que os serviços possam estar sendo utilizados fora de seu propósito original.
Nos próximos dias, o presidente da Câmara deverá formalizar os membros da comissão, que se reunirão para eleger o presidente e o relator. Juninho Souza tem declarado que deseja assumir a presidência da CPI. Os trabalhos da comissão, uma vez iniciados, terão como foco investigar a correta aplicação dos recursos públicos e a efetividade dos serviços prestados.
Mín. 16° Máx. 33°