Repercutiu muito mal nesta semana a relutância do ex-prefeito e candidato a prefeito Otacílio Parras (PL) em participar de um debate com o seu adversário, o atual alcaide Diego Singolani (PSD).
Na reunião da organização do debate (OAB/SP de Santa Cruz do Rio Pardo, TV Santa e página d), Diego aceitou que não houvesse um debate entre candidatos à vice. Por outro lado, ao ser apresentada, a regra de participação de 5 assessores no evento foi recusada por Otacílio, com uma alegação estapafúrdia de que Diego teria vantagem ao contar com agentes públicos da prefeitura.
Pior: logo em seguida, em vídeo gravado, Otacílio afirmou que “quiseram esconder o prefeito atrás dos seus assessores”. Tratou-se de uma insinuação de que até mesmo os organizadores estariam por trás de uma suposta tentativa de blindagem ao prefeito.
A OAB/SP emitiu uma nota de esclarecimento sobre a recusa de Otacílio em permitir a presença de 5 assessores no debate. O jornalista Diego Singolani (Band FM e página d) também repudiou a fala de Otacílio.
Estranho. Na eleição de 2016, o grupo de Otacílio havia concordado com a participação de assessores no debate com seu adversário à época. Na eleição de 2024, porém, Otacílio refutou a mesma regra com que anuiu em 2016.
Também curiosamente, Otacílio expediu um decreto em 2020 limitando os debates eleitorais, o que foi derrubado pela Justiça Eleitoral e publicado no maior site jurídico do país (Migalhas).
O candidato Otacílio tem todo o direito de recusar as regras propostas pelos organizadores do debate e até mesmo não participar de debates. Entretanto, Otacílio não tem o direito de insinuar que pessoas sérias e honradas tentaram proteger o atual prefeito e violar o equilíbrio das eleições.
Eleição não se faz com fake news. Nem com falta ao debate.
Amarelou
O ex-prefeito Otacílio compareceu à reunião de organização do debate com uma camisa polo amarela, já preparado, portanto, para a amarelada que daria logo em seguida.
Elucubrações
Otacílio pode ter recusado a participar do debate por vários motivos, entre os quais ousamos arriscar algumas: 1) Otacílio está muito bem nas pesquisas e medições internas e não quer correr o risco de escorregar no debate; 2) sabe que Diego é um candidato competitivo em debate; 3) sabe que poderia esmagar Diego no debate e não gastará tempo com isto; 4) Diego sabe de coisas que poderiam complicar a vida de Otacílio no debate.
*A opnião dos nossos colunistas não refletem, necessariamente, a opnião do jornal página d.
Mín. 16° Máx. 33°