Estudantes da UNESP Bauru estão desenvolvendo um protótipo inovador de aeronave para participar da competição “SAE Brasil AeroDesign”, que reúne faculdades de todo o país em um desafio de engenharia prática. O projeto, chamado “Harpia”, tem a participação dos jovens santa-cruzense Giovana Gasparini Gomes Pinho e Lucas Marcel Aparecido Costa Pilati (22), aluno do 8º período de Engenharia Mecânica, que integra a “Equipe Canarinho AeroDesign”.
O time, composto por 42 alunos de diferentes cursos como Engenharia Mecânica, Elétrica, Design e Ciência da Computação, tem o desafio de criar uma aeronave. "Nosso objetivo é competir com eficiência e conquistar bons resultados, sempre aprimorando o desempenho da aeronave", conta Lucas.
A Equipe Canarinho participa da competição desde 2001 e é reconhecida pelos sucessos em edições anteriores. O Projeto Harpia deste ano traz um novo desafio: além de transportar cargas, a aeronave deve lançar um planador acoplado em pleno voo e garantir que ele aterrisse com segurança. Segundo Lucas, a equipe já realizou testes na cidade de Tupã, onde o piloto reside, e os primeiros resultados foram animadores.
Além da complexidade técnica, os alunos enfrentam desafios financeiros para a construção da aeronave. "Ano passado, perdemos dois motores na competição, e neste ano precisamos arrecadar recursos para cobrir as perdas e adquirir novos materiais e componentes", relata.
Lucas destaca que a participação no projeto vai além do aspecto acadêmico, proporcionando uma rica experiência de trabalho em equipe. "O aprendizado técnico é grande, mas o que mais me marcou foi aprender a trabalhar com pessoas de diferentes áreas e backgrounds", afirma o estudante. Para ele, o maior desafio é fazer com que o protótipo funcione na prática da mesma forma que foi projetado no papel.
O estudante ainda revela uma curiosidade sobre o projeto deste ano. Embora a aeronave seja oficialmente chamada de Harpia, a equipe a apelidou carinhosamente de “Bill Bala”, em referência ao personagem do jogo Mario, devido ao formato do protótipo.
Próximos Passos
Com os testes iniciais concluídos, a equipe agora se prepara para construir uma segunda aeronave, idêntica ao protótipo, para participar da competição em São José dos Campos, nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento acontece entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, e será aberto ao público nos dois últimos dias.
Após a conclusão do curso, Lucas pretende seguir na área de projetos aeronáuticos, com a ambição de trabalhar na Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. "Ainda tenho um caminho a percorrer, mas esse é o meu objetivo", conclui.
A Equipe Canarinho espera, com o desempenho deste ano, não só repetir o pódio das edições anteriores, mas também conquistar o 1º lugar, que garantiria a oportunidade de representar o Brasil na competição internacional SAE East, realizada nos Estados Unidos.
Mín. 16° Máx. 33°