Quem não é visto não é lembrado
Nos bastidores da corrida eleitoral em Santa Cruz, o clima anda tenso na equipe de marketing do ex-prefeito Otacílio Assis. A informação que circula é que o conteúdo produzido para as redes sociais não estaria "engajando" como o esperado. A insatisfação estourou no colo do jornalista Renan Alves, responsável pela comunicação do candidato. Consta, inclusive, que o filho de Otacílio, o médico Mauro Assis, que disputa uma cadeira na Câmara, chegou a pedir a cabeça de Renan, tamanha a frustração. Mauro não seria o único descontente com o trabalho apresentado. Nos últimos dias, um novo profissional de fora da cidade foi chamado para impulsionar a campanha de Otacílio. Renan, no entanto, continua na equipe.
Patrimonialismo
O prefeito Diego Singolani precisa ter mais clareza sobre a separação entre o público e o privado. O uso de servidores municipais em sua campanha à reeleição, mesmo sob o argumento de que a legislação está sendo respeitada, é polêmico. Até mesmo o canal oficial de WhatsApp da Secretaria de Comunicação divulgou, nesta semana, uma manifestação de Diego a respeito de notícias veiculadas pela imprensa sobre a campanha, ou seja, nada relacionado à administração pública. Abram o olho, pois tal prática pode até configurar crime.
ProBem
Enquanto a CPI do ProBem realiza suas primeiras reuniões de trabalho, veterinários conveniados ao programa seguem aguardando o pagamento de valores empenhados, que foram “congelados” pela prefeitura devido à realização de uma auditoria. Em alguns casos, já são meses sem receber. O clima de insatisfação é generalizado, e há profissionais consultados pela reportagem que ameaçam interromper os atendimentos.
O último apaga a luz
Os atuais vereadores estão encerrando seus mandatos, e o futuro, claro, é incerto. No caso da CPI do ProBem, que teve início nesta semana, uma eventual mudança na composição da Câmara pode ser decisiva para seu desfecho. Isso porque, caso a comissão não conclua seus trabalhos até 31 de dezembro, a investigação será arquivada. Os membros poderão fazer um relatório preliminar do que foi apurado e, no máximo, sugerir que os próximos vereadores deem continuidade à CPI. No entanto, caberá exclusivamente à próxima legislatura decidir se desarquiva ou não o procedimento.
Justa homenagem
A Câmara aprovou por unanimidade o projeto de lei enviado pelo Executivo que dá o nome do jornalista André Rubio à nova piscina coberta do complexo do Ginásio de Esportes Aniz Abras. André faleceu em 2021, aos 37 anos, vítima da Covid-19. Ele era um entusiasta do esporte e narrador de futebol. Também foi músico e, ao lado da jornalista Priscila Tosta, fundou o portal de notícias Achei Santa Cruz, deixando sua marca na comunicação de Santa Cruz do Rio Pardo.
Charge
*Coluna publicada da edição impressa do dia 21 de setembro de 2024
Mín. 16° Máx. 33°