A nova composição da Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo, definida nas eleições de 2024, traz rostos conhecidos e a consolidação do poder político de Otacílio Assis, que conseguiu emplacar oito dos treze vereadores eleitos. Entre os eleitos estão Dr. Mauro Assis (MDB), filho do ex-prefeito, que foi o mais votado com 2.012 votos, e a enfermeira Laura Assis (Agir), nora de Otacílio, com 542 votos.
Os demais eleitos são Juninho Souza (União Brasil), com 1.810 votos, Professor Edvaldo (PSD), com 817, Severo (União Brasil), com 592, Mariana Fernandes (MDB), com 582, Professor Duzão (PSOL), com 544, Marquinhos de Caporanga (PP), com 520, Dr. João Marcelo Santos (Republicanos), com 505, Murilo Sala (PL), com 481, Tio Carlinhos (Republicanos), com 473, Pardal da Academia (PSD), com 469, e Cristiano Tavares (União Brasil), com 454 votos.
Além dos cinco reeleitos (Duzão, Cristiano Tavares, Tio Carlinhos, Mariana Fernandes e Juninho Souza), voltam para a Casa de Leis os ex-vereadores Luciano Severo, João Marcelo Santos, Murilo Sala e Professor Edivaldo.
Enquanto a nova composição toma forma, alguns nomes tradicionais ficaram de fora. Não se reelegeram Lourival do Raio X, Fernando Bitencourt, Roseane de Freitas, Niltinho Fernandes, Adilson Simão e Paulo Pinhata. Além disso, Mirtão de Caporanga e Cristiano Miranda disputaram as eleições como candidatos a vice-prefeito nas chapas de Otacílio Assis e Diego Singolani, respectivamente, e também não retornam ao Poder Legislativo para o mandato de 2025 a 2028.
Distribuição das cadeiras e quociente eleitoral
O quociente eleitoral, definido pelo total de votos válidos para vereador (23.717) dividido pelo número de cadeiras (13), resultou em 1.824 votos. Esse cálculo foi fundamental para determinar quantas cadeiras cada partido teria direito, considerando o número de votos obtidos. O União Brasil foi o partido com maior número de cadeiras conquistadas, totalizando três.
Confira abaixo o perfil dos 13 vereadores da próxima legislatura, a clique aqui para a lista completa de votação de todos os candidatos.
Mauro Assis
Mauro Assis, de 43 anos, foi o vereador mais votado. Médico, se prepara para iniciar seu primeiro mandato na câmara municipal pelo MDB. Tem como principal bandeira a saúde.
Juninho Souza
Juninho Souza, de 42 anos, foi o segundo mais votado. Vereador reeleito pelo União Brasil, Juninho atua principalmente na fiscalização do poder executivo.
Edvaldo Godoy
Edvaldo Godoy, de 60 anos, retorna à câmara de vereadores após um mandato como vice-prefeito. Eleito pelo PSD, Edvaldo tem como principais bandeiras a educação e uma frente ampla em prol das pessoas com autismo.
Luciano Severo
Severo, de 55 anos, retorna à câmara pelo União Brasil. Na última eleição concorreu a prefeito, mas não obteve sucesso. Em seu material de campanha se mostrou apoiador de bandeiras como saúde, educação e esporte.
Mariana Fernandes
Mariana Fernandes, de 35 anos, foi reeleita pelo MDB. Mariana tem como principal bandeira a defesa da causa animal, o social, inclusão e acessibilidade e os direitos das mulheres.
Duzão
Professor Duzão, de 36 anos, foi reeleito vereador pelo PSOL. Duzão é o primeiro parlamentar eleito por uma chapa pura de esquerda no município. Professor, tem como principais bandeiras a atuação junto aos servidores públicos, educação e captação de recursos.
Laura Assis
Laura Assis, de 37 anos, foi eleita pelo AGIR para o seu primeiro mandato. Enfermeira, Laura tem como principais bandeiras a saúde e também a defesa de crianças do espectro autista.
Marquinho de Caporanga
Marquinho de Caporanga, de 45 anos, foi eleito pelo PP para o seu primeiro mandato. Marquinho tem como principal bandeira o cuidado com a área rural, com foco no distrito de Caporanga.
João Marcelo
João Marcelo Santos, de 43 anos, retorna à câmara de vereadores pelo Republicanos. Advogado, João Marcelo vai para o seu segundo mandato. Tem como principais bandeiras a saúde, esporte e social.
Murilo Sala
Murilo Sala, de 44 anos, retorna à câmara de vereadores pelo PL. Murilo já foi vereador por dois mandatos e também candidato a prefeito na última eleição. Tem como principais bandeiras saúde, educação, assistência social e esporte.
Tio Carlinhos
Carlos Silva, de 57 anos, foi reeleito pelo Republicanos. Tem como principais bandeiras a saúde, o apoio ao setor industrial e à área rural.
Pardal
Renato Andrade, o Pardal, de 51 anos, foi eleito para o seu primeiro mandato pelo PSD. Tem como principais bandeiras o esporte, educação e segurança pública.
Cristiano Tavares
Cristiano Tavares, de 48 anos, foi reeleito vereador pelo União Brasil. Durante a campanha defendeu bandeiras como saúde, educação e habitação.
Mín. 19° Máx. 27°