O deputado estadual Ricardo Madalena (PL) protocolou nesta quarta-feira, 16, um pedido formal para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). A proposta, assinada por mais de 70 deputados, busca investigar o colapso nos serviços públicos essenciais, especialmente energia elétrica, causado pelas tempestades de novembro de 2023 e outubro de 2024.
A CPI tem como objetivo identificar as falhas e responsabilidades de órgãos públicos e concessionárias no atendimento à população durante os eventos climáticos severos. "Precisamos entender o que falhou e como podemos melhorar a eficiência dos serviços. Vamos trabalhar em busca de transparência para que o cidadão tenha seus direitos respeitados. Não é só na capital, nossa região também tem sofrido com a interrupção de serviços essenciais. É preciso investigar", afirmou Ricardo Madalena. O pedido foi endereçado ao presidente da ALESP, deputado André do Prado, com apelo para urgência na tramitação.
O projeto de resolução nº 54/2023 destaca a necessidade de respostas rápidas, considerando a proximidade do verão e a possibilidade de novos eventos extremos.
Mín. 19° Máx. 27°