Hoje daremos um salto para o ano que ainda não começou oficialmente (2025), mas que já promete pelo que já vem acontecendo na política municipal e regional.
No ano que vem, vários prefeitos tomarão posse em lugar daqueles impossibilitados à reeleição ou que simplesmente perderam nas urnas.
Mas 2025 já começou com as desculpas esfarrapadas de políticos que prometeram, e não querem cumprir, ou de políticos que simplesmente estão preparando o terreno para a própria incompetência futura.
Diante disso, escolhemos algumas afirmações que podem servir de justificativas para incompetências gerenciais que ocorrerem em 2025:
1) É culpa do ex-prefeito.
2) O ex-prefeito não deixou dinheiro.
3) O ex-prefeito deixou a frota de veículos sucateada.
4) O ex-prefeito deixou a cidade suja.
5) Terei que gastar dinheiro para refazer o asfalto ruim.
6) A UPA foi gerenciada de modo errado e leva tempo para acertar.
7) A prefeitura está muito inchada com servidores. Mas também pode ser: faltam servidores porque o ex-prefeito não fez concursos.
8) Não posso fazer porque o ex-prefeito fez o orçamento de 2025 (essa é fácil de desmentir, o orçamento pode ser mexido a qualquer tempo com autorização camarária, conforme a Lei nº 4.320/64 – esperamos que não usem essa).
9) O ex-prefeito não renovou o contrato de [qualquer coisa].
10) O ex-prefeito não fez a licitação de [qualquer coisa]
11) Remanejei o servidor X para melhorar os serviços para a população, estava precisando dar uma “mudada” (sabemos que isso só serve para perseguir adversários e desafetos, às vezes com alguma situação real, mas administrativamente irrelevante).
12) O ex-prefeito revogou a intervenção da Santa Casa. Mas também pode ser: O ex-prefeito manteve a intervenção na Santa Casa.
13) A culpa é da tesoureira.
Anotem. Printem. Depois a gente vê se a cartela do bingo de desculpas para 2025 foi preenchida. Na cartilha de desculpas dos políticos, a culpa é deles e eles colocam em quem eles quiserem.
*A opnião dos nossos colunistas não reflete, necessariamente, a opnião do página d.
Mín. 15° Máx. 30°