Na manhã desta sexta-feira, 22, durante cerimônia realizada em Canitar, foram entregues pelo governo estadual 288 títulos de regularização fundiária referentes aos imóveis da Vila Divineia, em Santa Cruz do Rio Pardo. O evento contou com a presença do prefeito Diego Singolani (PSD), do deputado estadual Ricardo Madalena (PL), além de autoridades estaduais e municipais.
Os títulos, que garantem aos moradores a propriedade legal de seus imóveis, foram entregues após um longo processo de regularização fundiária, conduzido em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Segundo o prefeito Diego Singolani, a conquista representa mais que um direito formal. “É uma vitória histórica para a Vila Divineia e seus moradores, que agora podem dizer com orgulho que suas casas são de fato e de direito suas.”
O deputado estadual Ricardo Madalena destacou seu papel nas interlocuções com o secretário estadual de Habitação, Marcelo Branco, e na articulação para que o processo fosse concluído. “Trabalhamos com dedicação junto ao governo estadual para viabilizar essa regularização, que é essencial para trazer dignidade e segurança jurídica aos moradores”, afirmou o parlamentar.
Entre as autoridades presentes estavam Silvio Vasconcellos, diretor de Engenharia e Obras da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano, que representaram a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.
A entrega dos títulos da Vila Divineia integrou um evento maior, que incluiu a inauguração de 120 casas populares em Canitar. “Quem casa, quer casa. A pessoa poder entrar no seu lar, pisar no chão e dizer, ‘isso aqui é meu’, é algo que traz dignidade. E com parcelas acessíveis, dentro do seu orçamento. Enquanto Deus permitir, estaremos na Alesp trabalhando por Santa Cruz do Rio Pardo e toda nossa região”, declarou Ricardo Madalena.
Para mais tarde, ainda hoje, também está programada a entrega de matrículas de regularização fundiária em Riversul, beneficiando também os municípios de Nova Campina e Itapeva.
O processo de regularização fundiária, realizado por meio do programa estadual, tem como objetivo formalizar a situação de ocupações consolidadas e garantir aos moradores o direito pleno à propriedade, fomentando a segurança jurídica e a valorização dos imóveis.
Os moradores da Vila Divineia devem receber os títulos de seus imóveis nas próximas semanas, em cerimônia organizada pela Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo.
A comitiva santa-cruzense contou com a presença da secretária de Obras, Carla Umezu, e da assessora de planejamento da pasta, Ellis de Souza e Silva, que lideraram os trabalhos técnicos para a concretização da regularização, iniciada ainda na gestão na ex-prefeita Maura Macieirinha. A psicóloga e assistente social, Antiela Carrijo Ramos, que atua no CRAS Betinha, e colaborou com pareceres para a concretização do projeto, além do vereador Cristiano Miranda (Republicanos), que atua na região, também compuseram o grupo.
Mín. 20° Máx. 33°