Três estudantes do 7º ano da EMEF Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro, de Santa Cruz do Rio Pardo, brilharam na 62ª Jornada de Foguetes, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Breno Estevo Piga, Miguel Soares Pelizzoni Biancon e Ryan Vinícius Ferreira Damasceno Cruz garantiram o vice-campeonato na competição realizada entre 18 e 21 de novembro em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A Jornada desafia alunos de todo o país a projetar e lançar foguetes feitos com garrafas PET, movidos a água e ar pressurizado. Representando o município, os jovens da Escola Arnaldo de destacaram entre 63 equipes que estavam na disputa, conquistando o segundo lugar com criatividade, habilidade técnica e trabalho em equipe.
Em entrevista à Band FM, a coordenadora pedagógica Luiza Venturini, disse que todos os anos a escola tem alunos medalhistas na prova escrita da OBA, tendo participado poucas vezes da mostra de foguetes. "Este ano, a Denise (supervisora) juntamente comigo, incentivamos os professores a convecer e incentivar os alunos a fazer essa mostra de foguetes, e a equipe dos meninos atingiu a maior distância da escola", conta. O foguete da equipe santa-cruzense atingiu a marca de 135 metros na classificatória da escola.
Os alunos estiveram o desafio de pensar qual seria a melhor maneira de construir o foguete. "Assistimos vários vídeos do professor Canalle, e achamos o melhor jeito de fazer um foguete", explicou o aluno Breno. O foguete desenvolvido pelos estudantes é movido a pressão.
A professora de ciências Luiza Regina Marteloso, a coordenadora pedagógica Luiza Venturini e a supervisora de ensino Denise Bernucci também foram reconhecidas por seu papel fundamental na orientação e acompanhamento da equipe.
Se mantenha informado! Participe do canal do página d no WhatsApp!
Mín. 19° Máx. 25°