Carolina Colombo Tavares comemora nesta sexta-feira, 29 de novembro, seus 104 anos de vida. Uma história que se entrelaça com o próprio desenvolvimento de Santa Cruz do Rio Pardo e do Brasil, em um século de transformações. Ela é a eleitora mais velha da cidade e, em 2024, fez questão de votar no neto, o vereador reeleito Cristiano Tavares, como um ato de cidadania que revela seu apego à política e à história local.
Nascida em 1920, em um período onde o Brasil ainda vivia sob o governo de Epitácio Pessoa, Carolina viveu de perto os maiores acontecimentos que marcaram o século XX e o início do XXI. Durante sua vida, o Brasil passou por mudanças políticas profundas, como a Revolução de 1930, a ditadura militar e a redemocratização. No mundo, ela testemunhou eventos como a Segunda Guerra Mundial, a chegada do homem à lua, e, mais recentemente, o impacto da pandemia de covid-19, a qual superou com força, algo que hoje poucos podem dizer com a mesma vitalidade.
Viúva de Pedro Paulo Tavares, com quem teve oito filhos, Carolina construiu uma família que é um reflexo de seu caráter forte e caloroso. Seus filhos, Elizabeth, Marlene, Marta Angélica, José Roberto, Rosângela, além de Zélia e os “Macarrão” – Toninho e Celso -, estes últimos três já falecidos, ajudaram a compor o legado de Carolina.
O laço com a família é uma das suas maiores riquezas. Carolina tem 14 netos: Cristiano, André, Carolina, Viviane, Cleyre, Wendel, Janaína, Webber, Emerson, Wellington, Zelinda, Luciana, Fábio e Julia. A matriarca também tem 17 bisnetos: Isabella, Mariana, Maria Clara, Thiago, Gabriel, Pedro, Lis, Lavínia, Livia, Blenda, Lara, Gustavo, Felipe, Cleyton, Nicole, Joaquim e Nicolas. Além disso, são 4 tataranetos: Antônio, Sara, Umberto, e um outro que ainda está a caminho.
“Eu acredito que o segredo da vida está em colocar Deus acima de qualquer coisa e Ele te coloca acima de qualquer problema. Comer pouco e devagar, rodeado de família e boa prosa”, conta Carolina. Um segredo simples, mas cheio de profundidade, que a mantém ativa e cheia de energia.
Apesar de seus 104 anos, Carolina tem uma vitalidade impressionante. Ela ainda se locomove com facilidade, participa de almoços familiares aos domingos e, com um sorriso, toma sua dose diária de vinho e, eventualmente, um copo de cerveja. É impossível ignorar a energia dessa mulher, que também compartilha sua sabedoria costurando, ouvindo rádio e mantendo sua fé inabalável.
Voluntária por muitos anos na Chocolataria do Frei Chico, Carolina sempre se dedicou à comunidade. Sua fé é admirável: frequenta as missas aos domingos na Matriz de São Sebastião, comunga aos sábados e participa da novena quinzenal. "Ela é um exemplo de fé e dedicação", compartilha um de seus familiares.
A vitalidade de Carolina vai além do corpo. Ela, que já não escuta com clareza, continua lúcida, conversa com a família e amigos, e compartilha suas histórias e vivências como se tivesse apenas 50 anos. Para ela, a vida não tem fim, apenas segue de uma forma surpreendente, com a energia de quem se alimenta de amor, fé e momentos simples ao lado dos que ama.
Prestes a completar seus 104 anos, Dona Carolina Colombo Tavares é, sem dúvida, um exemplo de força e longevidade para todos que têm a oportunidade de conviver com ela.
Se mantenha informado! Participe do canal do página d no WhatsApp!
Mín. 19° Máx. 25°