Vivemos em uma era marcada pelo consumo. A todo momento, somos bombardeados por anúncios que despertam desejos imediatos: o celular mais moderno, a roupa da moda, o jantar de ostentação em um restaurante badalado etc etc etc. O capitalismo nos estimula a gastar por impulso e agir sem pensar o tempo todo, e isso muitas vezes nos distância dos sonhos que realmente importam.
Sem planejamento financeiro, é fácil cair no círculo vicioso de gastar por impulso e se endividar. Em vez de investir em objetivos autênticos, como comprar uma casa, realizar uma viagem especial, garantir evolução desenvolvimento ou a educação dos filhos, muitas pessoas acabam presas a gastos supérfluos e assim, sonhos de verdadeiro valor emocional e significado, vão sendo adiados indefinidamente pelos impulsos não contidos.
Planejamento financeiro é essencial. Exige disciplina, mas, sobretudo, autoconhecimento. O primeiro passo é diferenciar sonhos verdadeiros de desejos momentâneos. Pergunte-se: "Isso me aproxima do que realmente quero para o futuro ou é apenas uma gratificação momentânea?"
Criar um orçamento mensal e manter o controle das finanças são práticas fundamentais. Economizar uma quantia regular, nutrindo uma reserva para emergências -para fugir de compras parceladas com altos juros ou endividamentos em caso de imprevistos, pode ser transformador. Além disso, estabelecer prioridades e metas claras ajudam a manter o foco nos objetivos.
Todo sonho só se realiza quando você o transforma em OBJETIVO – a viagem: quanto custa, para qual data, quanto economizar por mês, quantos meses, e é só começar a guardar que o dia chega. E é assim para tudo !
Ter controle sobre o dinheiro não significa renunciar todos os prazeres imediatos, mas ESCOLHER conscientemente onde cada valor será melhor aplicado. Você pode dar umpasso na direção de seus sonhos ou fazer desviosconstantes que resultam em insatisfação e endividamento.
O planejamento financeiro é mais do que uma ferramenta prática; é um ato de liberdade. Afinal, realizar sonhos é muito mais satisfatório do que acumular coisas que rapidamente perdem o brilho. Quantos itens você tem na sua casa que pouco usou ou a muito já não os usa?
Faça um plano financeiro e trace objetivos pararealizações que realmente importem mais que meia dúzia de modismos passageiros... E bons sonhos REALIZADOS!
*A opinião dos nossos colunistas não reflete, necessariamente, a opinião do página d.
Mín. 20° Máx. 33°