A população de Santa Cruz do Rio Pardo deu seu último adeus à querida Nilda Pereira dos Santos Caricati, sepultada na tarde desta sexta-feira, 7, no Cemitério da Saudade. Dona Nilda, como era carinhosamente conhecida, faleceu aos 89 anos de idade na madrugada de hoje. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia.
Professora e voluntária dedicada, Dona Nilda se destacou principalmente por sua longa atuação à frente do Lar São Vicente de Paulo, onde foi diretora, presidente e participou por muitos anos, contribuindo para a continuidade dos trabalhos assistenciais aos idosos.
Natural de Pederneiras, onde nasceu em 30 de abril de 1935, Nilda formou-se professora pelo Colégio São José, em Bauru. Atuou como docente em Pederneiras antes de se mudar para Santa Cruz do Rio Pardo, onde também lecionou na rede municipal e desempenhou papel ativo na promoção social.
O voluntariado esteve presente em sua vida desde a infância. Em entrevista ao Jornal Debate em 2006, ela recordou que aos cinco anos arrecadava fundos para missões religiosas e acompanhava vicentinos na porta do cemitério de Pederneiras pedindo esmolas para o asilo local.
Aos 27 anos, quando recém havia chegado a Santa Cruz do Rio Pardo, ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo, onde atuou como voluntária no Lar São Vicente de Paulo, até que em 1999 assumiu a presidência da instituição, permanecendo até janeiro de 2020.
Durante sua vida, Dona Nilda também teve participação ativa na vida religiosa, integrando congregações como a Liga do Menino Jesus, a Cruzada Eucarística e a Campanha das Missões para a África.
Atuou também como coordenadora da Paróquia São Sebastião e voluntária na Creche Fermino Magnani. Superintendente do extinto Consórcio Intermunicipal de Promoção Social, coordenou iniciativas voltadas à infância e juventude carente, como o Plano de Integração do Menor e Família na Comunidade (Plimec) e o Pró-Nutri. Sua trajetória foi marcada pelo trabalho incansável em prol da população vulnerável.
Dona Nilda Caricatti era casada com Clodomiro Caricati, ex-delegado agrícola, e deixa três filhos: Celso Pereira Caricati, José Antônio Pereira Caricati e Carlos Alberto Pereira Caricati, além de netos e bisnetos. O velório aconteceu na capela do Lar São Vicente de Paulo.
Mín. 15° Máx. 30°