A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo vai transformar o prédio da antiga concessionária Qualità em um centro cultural municipal. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pela secretária municipal de Cultura, Elaine Proença, em entrevista à Band FM.
O edifício, localizado no centro da cidade, tem quase meio quarteirão e foi devolvido ao município em fevereiro de 2024 após anos de disputa judicial. Desde os anos 1990, foi ocupado por concessionárias Volkswagen, passando por mudanças de administração e contratos contestados. Em 2023, a Justiça determinou sua desocupação definitiva.
Durante a campanha eleitoral, a destinação do imóvel foi tema de embates entre Diego Singolani e Otacílio Assis. Diego defendia a venda para a iniciativa privada, com o recurso sendo usado na reforma de outros prédios públicos. Otacílio queria mantê-lo sob uso municipal, mas nunca mencionou um centro cultural.
O governo Singolani chegou a anunciar um Centro Cultural no antigo Senai, que levaria o nome do maestro Mário Nelli, mas o projeto nunca saiu do papel. O prédio está abandonado e deteriorado.
Agora, o plano para a antiga Qualità prevê espaços para reuniões, treinamentos, capacitações e cursos voltados à produção cultural, sonorização e iluminação. Segundo Elaine Proença, a ideia partiu do próprio Otacílio e é um projeto de médio a longo prazo. Ainda não foi definido se o local levará o nome de Mário Nelli.
O histórico do prédio também inclui um antigo plano da gestão Otacílio para instalar ali a "Fundação Municipal de Ensino Celso Fleury Moraes", com uma faculdade municipal que também nunca saiu do papel.
Com o anúncio de hoje, o destino do imóvel ainda não está totalmente definido, e o cronograma de implantação do novo projeto não foi apresentado. O futuro do Centro Cultural dependerá de estudos e recursos que a prefeitura ainda precisa detalhar.
Se mantenha informado! Participe do canal do página d no WhatsApp, a participação é anônima e gratuita!
Mín. 15° Máx. 30°