Em 2024, o Centro Cultural Special Dog, completou 10 anos de atuação, se consolidando como um importante um importante espaço de formação artística para Santa Cruz do Rio Pardo. Entre seus projetos, as Aulas de Musicalização Infantil se destacam como a porta de entrada da instituição, impactando anualmente cerca de 50 crianças entre três e seis anos. Através da música, a iniciativa fomenta o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, preparando-as para se tornarem futuros cantores, instrumentistas e, acima de tudo, apreciadores da música de qualidade.
A iniciativa utiliza a música como ferramenta para estimular habilidades essenciais, como concentração, criatividade, memória, atenção e senso rítmico. “A musicalização é amplamente reconhecida como uma ferramenta poderosa no processo de aprendizagem, trazendo benefícios tanto para o desenvolvimento intelectual quanto emocional das crianças”, afirma Juliana Manfrim, Gerente Administrativa do Centro Cultural Special Dog.
Com uma metodologia que combina teoria musical e atividades lúdicas, a professora transforma cada encontro em uma experiência prazerosa e envolvente, incentivando o aprendizado de maneira divertida. "É emocionante perceber o impacto positivo da música no desenvolvimento das crianças e ver como elas se conectam com os sons de forma tão única", declara Rafaela Bernardes, professora de musicalização infantil do Centro Cultural Special Dog.
As aulas já tem gerado resultados notáveis, com as crianças demonstrando maior senso musical e engajamento nas apresentações realizadas ao longo do ano. A comunidade tem respondido de forma entusiástica, com pais e responsáveis expressando encantamento com a evolução dos pequenos e com a qualidade das atividades oferecidas.
“As oficinas, com duração de 30 a 50 minutos, são organizadas por faixa etária e baseadas em renomadas metodologias de Carl Orff, Kodály, Dalcroze, Willens e Murray Schafer, que utilizam a voz, o corpo e os instrumentos musicais para fomentar o desenvolvimento das habilidades musicais e a expressão artística”, completa Juliana.
Para 2025, o Centro Cultural pretende expandir ainda mais a iniciativa, firmando novas parcerias com grandes nomes da educação musical no Brasil, e abrindo portas para futuras gerações de cantores, instrumentistas e apreciadores da boa música.
Se mantenha informado! Participe do canal do página d no WhatsApp, a participação é anônima e gratuita!
Mín. 15° Máx. 30°