A Etec Orlando Quagliato, realizou a tradicional recepção aos novos alunos, em Santa Cruz do Rio Pardo. O “trote solidário”, promovido anualmente pela escola, arrecadou neste ano cerca de 2.800 quilos de alimentos não perecíveis, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade e entidades assistenciais do município. A entrega dos alimentos foi feita nesta sexta-feira, 14. A ação mobilizou 180 estudantes.
O projeto, que ocorre há mais de uma década, surgiu como uma alternativa às práticas vexatórias e violentas que costumavam marcar a recepção de calouros em diversas instituições. A iniciativa busca incentivar a cidadania entre os alunos e promover a integração entre ingressantes e veteranos de forma positiva.
A arrecadação permitiu a montagem de 40 cestas básicas para estudantes da própria comunidade escolar. Além disso, nove entidades assistenciais foram beneficiadas: Centro Social São José, Apae, Fraternidade Servos de Maria, Rede do Câncer, Santa Casa, Lar São Vicente de Paulo, Lar da Criança, Fazenda Esperança e Projeto Café das Crianças da Divinéia
Entre as atividades promovidas dentro do trote solidário, destaca-se o “Leilão de Bichos”, no qual os alimentos arrecadados são utilizados como moeda de troca em uma dinâmica que estimula a socialização entre os estudantes.
“Essa arrecadação os alunos fazem nas casas, no mercado e nas empresas que são parceiras, é um trabalho árduo, logo no início do ano a gente ja faz esse trabalho, para ir arrecadando em torno de 20 dias”, conta a professora de Educação Física Francielen Ferreira, responsável pela organização da campanha.
Se mantenha informado! Participe do canal do página d no WhatsApp, a participação é anônima e gratuita!
Mín. 18° Máx. 25°