Na manhã desta quinta-feira (3), a Polícia Civil deflagrou a operação “Funus” em Santa Cruz do Rio Pardo, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão simultâneos, resultando em prisões em flagrante, apreensão de centenas de gramas de entorpecentes e objetos utilizados na prática criminosa. A ação contou com apoio do Serviço Aero Tático da Polícia Civil, por meio do helicóptero “Pelicano”, e da Polícia Militar.
A ação foi liderada pelo delegado Valdir Alves de Oliveira, com apoio dos também delegados Renato Caldeira Mardegan, Marcelo Aliceda Filho e Viviane Sponchiado, de Bernardino de Campos.
Em uma residência na Vila Saul, dois irmãos foram presos após a polícia encontrar 27,5 gramas de crack escondidos sob telhas no quintal, além de balança de precisão e celulares. Os suspeitos, um deles reincidente em crimes de tráfico, tiveram representação para que a prisão em flagrante seja convertida em preventiva devido ao risco de reincidência.
No Bairro Parque das Nações, outra busca revelou centenas de gramas de crack, cocaína e maconha prontas para venda, além de balanças, canivetes com resíduos de drogas, R$ 277 em espécie, um cartão corporativo e celulares. Dois suspeitos foram detidos por tráfico e associação criminosa.
Já no bairro Rita Emboava, um homem apontado como fornecedor de drogas teve sua casa revistada com auxílio de cão farejador. Foram encontrados 122,13 gramas de crack, 6,42 gramas de cocaína e maconha, além de R$ 340 e um cartão bancário em nome de terceiro. Apesar das evidências, a insuficiência de provas para flagrante resultou em sua liberação mediante termo de compromisso.
Na mesma região, um irmão do suspeito teve 5,70 gramas de maconha apreendidas em seu armário. Ele alegou uso pessoal, e o caso foi registrado como posse para consumo.
As audiências de custódia dos envolvidos devem ser realizadas na tarde desta sexta-feira (4).
A operação destacou o uso de recursos táticos, como o apoio do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), da Força Tática da PM e do Canil K9. Os materiais apreendidos serão submetidos à perícia, e os investigados aguardam responsabilização penal. A ação coordenada bem-sussedida foi avaliada pelas autoridades como um duro golpe para o tráfico de drogas e crime organizado da região.
Mín. 18° Máx. 25°