O ex-prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, Diego Singolani, se manifestou publicamente na noite desta quinta-feira (10) após o Ministério Público concluir que a Prefeitura utilizou de forma indevida recursos da tabela SUS Paulista durante a sua gestão, que deveriam ter sido repassados integralmente à Santa Casa local.
Em nota oficial, Diego negou qualquer irregularidade na aplicação dos recursos e afirmou que todos os valores recebidos foram integralmente repassados à Santa Casa, por meio de depósitos em conta corrente. Segundo ele, os dados estariam disponíveis para consulta no Portal da Transparência do município.
O ex-prefeito destacou que 100% dos recursos da tabela SUS Paulista foram utilizados exclusivamente para ampliar o número de cirurgias eletivas realizadas na cidade. Ele disse ainda que a aplicação dos recursos possibilitou a redução das filas de espera por procedimentos cirúrgicos em Santa Cruz do Rio Pardo.
“Ao contrário de muitos municípios que enfrentam longas filas de espera, Santa Cruz se destaca por apresentar filas reduzidas graças ao uso responsável dos recursos. Todo o dinheiro foi utilizado com um único objetivo: reduzir a fila de espera e garantir saúde e dignidade à população”, afirmou.
A manifestação de Diego Singolani ocorre após o Ministério Público cobrar providências da diretoria da Santa Casa para buscar o ressarcimento dos valores retidos pela Prefeitura. Em manifestação oficial, o promotor Marcelo Saliba afirmou que não há dúvidas de que os recursos da tabela SUS Paulista deveriam ter sido repassados integralmente à entidade hospitalar e que o município se apropriou dos valores para outros fins.
O inquérito segue em andamento e o MP aguarda resposta da Santa Casa sobre as medidas que serão adotadas.
Veja abaixo a íntegra da nota divulgada por Diego Singolani:
Diante do recente pronunciamento do Ministério Público sobre os recursos vinculados à Tabela SUS Paulista, informo à população de Santa Cruz do Rio Pardo que todos os valores recebidos foram integralmente repassados à Santa Casa de Misericórdia, mediante depósito em conta corrente, sendo os dados plenamente consultáveis no Portal da Transparência.
Esclareço, ainda, que 100% dos recursos foram aplicados exclusivamente para o AUMENTO DE CIRURGIAS ELETIVAS.
Em um cenário em que diversos municípios enfrentam longas filas de espera para procedimentos cirúrgicos, Santa Cruz do Rio Pardo se destaca por apresentar filas reduzidas. Isso se deve ao compromisso e à aplicação responsável dos recursos recebidos, os quais foram destinados ao pagamento de médicos, aquisição de materiais, medicamentos, leitos hospitalares, órteses, próteses e demais insumos necessários.
Todos os recursos da Tabela SUS Paulista foram utilizados com um único objetivo: reduzir a fila de espera e garantir saúde e dignidade à população. Como resultado, milhares de cidadãos de nossa cidade encontram-se hoje operados, recuperados e no conforto de seus lares.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a responsabilidade pública e, sobretudo, com a saúde da nossa população.
Diego Singolani
Ex-prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo
Santa Cruz do Rio Pardo, 10 de abril de 2025.
Mín. 18° Máx. 25°