Estudantes do 6º ao 9º ano da EMEF Professor Arnaldo Moraes Ribeiro participaram, na última quinta-feira (15), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), competição que integra a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). O projeto é promovido pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A atividade desafiou os alunos a construir e lançar foguetes experimentais feitos com garrafas PET, impulsionados por ar comprimido e água. A proposta visa estimular o interesse por astronáutica, física e astronomia, além de promover habilidades como trabalho em equipe, criatividade e aplicação prática de conceitos científicos, como pressão, impulso e aerodinâmica.
O lançamento dos foguetes ocorreu em área ampla e segura no Recinto de Exposições José Rosso, com acompanhamento de professores e coordenadores. A equipe do 8º ano se destacou ao atingir a marca de 250 metros, o melhor desempenho da fase.
A Secretaria de Educação destacou o valor pedagógico da iniciativa, que além de enriquecer o currículo, incentiva os alunos a explorarem novas fronteiras do conhecimento científico e tecnológico.
Mín. 13° Máx. 26°