Na manhã desta sexta-feira (16), a Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo sediou a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro reuniu representantes da sociedade civil, profissionais da área da saúde, social e autoridades locais para debater políticas públicas voltadas à população idosa. O prefeito Otacílio Parras Assis (PL) esteve presente e anunciou a implantação de um novo Centro de Convivência do Idoso (CCI) para atender os bairros da Divinéia, Bom Jardim e arredores.
O anúncio do novo CCI prevê a instalação do centro no prédio atualmente ocupado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Betinha. Segundo informações da prefeitura, o CRAS será transferido nos próximos meses para a Vila Fabiano, permitindo a adequação do espaço para receber o novo serviço voltado à população idosa.
A conferência teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, alinhando-se à 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para novembro em Brasília. Durante o evento, foram discutidos cinco eixos temáticos: financiamento das políticas públicas; proteção à vida e saúde; enfrentamento à violência; participação social; e fortalecimento dos conselhos de direitos.
O secretário municipal de Assistência Social, Cristiano Neves, também participou da conferência e destacou a importância da descentralização dos serviços de assistência à pessoa idosa. Segundo ele, a implantação do novo CCI visa ampliar o acesso a atividades de convivência, lazer e apoio psicossocial para os idosos das regiões da Divinéia e Bom Jardim.
Em março deste ano, o jornal pagina d publicou uma reportagem (leia aqui) destacando projeções demográficas que indicam um aumento significativo da população idosa em Santa Cruz do Rio Pardo até 2050. Segundo dados oficiais, a faixa etária acima de 70 anos poderá mais que dobrar, passando de 2.324 pessoas em 2022 para 5.194 em 2050. Em contrapartida, o número de crianças e adolescentes de até 14 anos tende a diminuir, caindo de 6.839 para 4.779 no mesmo período.
Essas projeções, baseadas em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), indicam que a população total do município deverá crescer modestamente, de 46.442 habitantes em 2022 para 47.163 em 2050. No entanto, a composição etária sofrerá mudanças significativas, com uma redução da população em idade ativa (15 a 64 anos) de 73,93% para 67,60% do total.
Mín. 13° Máx. 26°