Após reportagem do página d revelar o estado de abandono da Praça Deputado Leônidas Camarinha, no centro de Santa Cruz do Rio Pardo, a Prefeitura respondeu com uma nota oficial detalhando medidas emergenciais e promessas de revitalização do espaço.
Segundo a administração, a limpeza e manutenção da praça são de responsabilidade compartilhada entre a Secretaria de Turismo, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura (no caso do coreto) e a Codesan. A última lavagem pesada do local foi realizada em abril, mas o serviço foi interrompido após quebra da máquina utilizada. A previsão é que a limpeza profunda seja retomada ainda esta semana com mão de obra da Codesan.
Sobre o coreto, que tem sido usado como abrigo por pessoas em situação de rua, a Secretaria de Cultura informou que realiza limpeza semanal com mangueira e baldes – recursos considerados limitados diante da atual situação. A Prefeitura reconhece que o espaço tem sido utilizado também como banheiro, o que dificulta sua conservação.
O portão do coreto, atualmente danificado, deve ser consertado nos próximos dias. A administração afirma que estava aguardando a contratação de um serralheiro com documentação compatível com as exigências legais.
Para combater o vandalismo, a praça contará com um segurança fixo todas as noites a partir desta semana, além de ser incluída no cronograma da Atividade Delegada – programa que reforça a presença da Polícia Militar em áreas públicas com apoio do município.
Em relação à fonte central, encoberta por um tapume desde a gestão passada, a Prefeitura informou que foi aprovado, em reunião de secretários realizada há cerca de 20 dias, o início da formalização de um projeto de restauro. No entanto, a execução ainda depende da análise de viabilidade financeira e das atuais condições estruturais do local.
A seguir, a nota da Secretaria de Comunicação na íntegra:
"A limpeza e manutenção da Praça Deputado Leônidas Camarinha são de responsabilidade da Secretaria de Turismo, Codesan, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Cultura (Coreto). A última lavagem pesada foi em abril, pela Codesan, mas a máquina quebrou e foi para conserto. A retomada da lavagem pesada deverá voltar essa semana, com mão de obra da Codesan.
O coreto é lavado toda sexta-feira, com mangueira e baldes. São as ferramentas que temos. Porém, os moradores de rua, além de dormirem no coreto, usam como banheiro.
O portão do coreto será consertado. Estávamos aguardando a contratação de um serralheiro (a maioria não tinha documentação exigida pela Prefeitura para a contratação).
Essa semana também iniciará um segurança todos os dias no período noturno, além da inclusão do espaço no cronograma da Atividade Delegada. Algumas medidas para evitar o vandalismo no local.
Em reunião de secretários há 20 dias foi votado pela formalização de um projeto para restauro da fonte central, mas depende de aprovação de viabilidade financeira e das condições atuais”.
Mín. 11° Máx. 27°