Faleceu na noite desta sexta-feira (27), às 22h30, o empresário Kazuhiko Suzuki, aos 83 anos, vítima de complicações de saúde. Primogênito de uma família de nove irmãos, Kazuhiko nasceu em 1942 e deixa um legado significativo no setor industrial e na história de Santa Cruz do Rio Pardo. Ele deixa a esposa Paulina Alvarado, os filhos Christian e Paulo, a neta Hiroko, e cinco irmãos: Takeshi, Zillo, Tizuru, Shigueko e Mayumi.
Kazuhiko foi internado emergencialmente na UTI da Santa Casa no sábado passado, após sentir um mal-estar. De acordo com o médico responsável, ele apresentou insuficiência cardíaca e renal, que evoluiu para uma infecção generalizada, culminando em seu falecimento.
Kazuhiko residia atualmente em Santa Cruz do Rio Pardo, após ter formado família no Equador. Como empresário, foi figura central na expansão da Máquinas Suzuki durante a década de 80. Ao lado do tio Shozo Suzuki (falecido), abriu um escritório de exportação em São Paulo, promovendo a marca Suzuki em países da América do Sul, América Central e África. A empresa, que produzia máquinas para a indústria arrozeira, viveu sua época áurea exportando grandes quantidades de equipamentos, a ponto de a rua em frente à fábrica precisar ser fechada para o carregamento de containers. A Máquinas Suzuki foi fundamental para a economia de Santa Cruz do Rio Pardo, gerando empregos e divisas, mas atualmente encontra-se fechada.
Como primogênito, Kazuhiko era uma figura paterna para os irmãos, sempre próximo dos pais (já falecidos) e dedicado à família. Apaixonado por pesca, ele também se destacava pelo cuidado e carinho com os que o cercavam.
O sepultamento está marcado para hoje, 28 de junho, às 16h, em Santa Cruz do Rio Pardo.
Mín. 11° Máx. 27°