O técnico em climatização Tiago Augusto Pafundi Vidor, morador de Santa Cruz do Rio Pardo, está entre os 30 melhores profissionais do Brasil no Service Master Brazil 2025, competição promovida pela Midea Carrier, uma das maiores fabricantes de ar-condicionado do mundo. Aos 41 anos, Tiago se prepara para disputar a grande final do torneio, que será realizada em agosto, na unidade do Senai Ipiranga, em São Paulo.
A trajetória até a final começou com mais de 3 mil inscritos de todo o país. Os candidatos passaram por fases de capacitação e testes de conhecimento técnico, desempenho e agilidade. Tiago avançou para o Top 60 e participou da etapa presencial em São Paulo no mês passado, onde foi avaliado em treinamentos práticos de instalação e manutenção. Seu desempenho garantiu uma vaga entre os 30 finalistas.
“Eu participei com mais de três mil instaladores no Brasil inteiro. Teve uma seleção, um treinamento, uma prova de conhecimento e tempo. A gente caiu para o Top 60 e aí fomos para São Paulo. Nessa última agora foram 30 aprovados. Graças a Deus eu passei para os 30”, contou Tiago.
Natural de São Caetano do Sul, mas com raízes familiares em Santa Cruz, Tiago iniciou sua trajetória profissional no comércio, com uma loja de calçados no centro da cidade. A loja foi encerrada após os impactos da pandemia. “Depois da pandemia ficou inviável manter o comércio. As pessoas migraram para o digital e as vendas caíram demais”, relatou.
Durante um período de cerca de seis meses, ficou sem trabalhar e buscou recolocação no mercado, sem sucesso. A virada veio por meio de uma indicação: o pastor Ênio, da igreja Nazareno, sugeriu que ele procurasse o técnico Júnior Graciano, que atuava no setor de climatização. Tiago começou como ajudante, recebendo por diária, mas com um objetivo claro desde o início. “Falei para ele: ‘quero que você me ensine para eu fazer a minha empresa’”, lembra.
Com o tempo, investiu em formação técnica. Fez seu primeiro curso na área de máquinas de lavar, e em seguida focou totalmente na climatização e refrigeração. Estudou por conta própria, fez treinamentos oferecidos por grandes marcas, como TCL, Samsung e a própria Midea, e se credenciou em plataformas oficiais.
Diagnosticado com TDAH aos 33 anos, ele relata que encontrou no novo ofício uma área em que conseguiu desenvolver foco e constância. “Graças a Deus tive um hiperfoco em climatização. Fiz vários cursos, assisti vídeo no YouTube, aulas, palestras, etc”, afirma.
Na etapa final da competição, cada profissional terá de montar e instalar um equipamento com boas práticas técnicas. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro — o vencedor leva R$ 6 mil. A cerimônia de premiação ocorrerá em setembro, durante a Febrava, uma das maiores feiras do setor HVAC-R da América Latina.
Casado com Gabriela Pafundi Vidor, Tiago é pai de duas meninas: Morena Manuela, de 11 anos, e Marina Flor, de 4. Ele representa Santa Cruz do Rio Pardo na disputa e carrega na bagagem uma história de reinvenção e perseverança. O resultado da etapa final deve ser conhecido até o fim de setembro.
Mín. 11° Máx. 27°